Você sabia que existem os tipos de pisada e eles interferem diretamente na saúde dos seus joelhos? Se acaso os seus tênis desgastarem muito rápido é um sinal de alerta! A sua pisada pode estar incorreta. As consequências de o indivíduo ter uma pisada incorreta afetam inúmeras articulações, dentre elas estão além dos joelhos, a coluna, os tornozelos e os quadris além disso acarretam algumas lesões, tais como: calos, joanetes e algumas dores nada agradáveis. Os tipos de pisada são:
1. Pronada: uma outra denominação é “pisada interna”, caracteriza-se pela ausência de curva nas solas dos pés e a rotação dos joelhos para dentro (joelhos em valgo). No caso de uso de tênis, o mesmo tende a ser gasto mais na parte interna do solado.
2. Supinada: conhecida como “pisada externa”, neste caso os joelhos tendem a serem forçados para fora (joelhos em varo), e a curva das solas dos pés são presentes e bastante exageradas. Em caso de uso de tênis, o mesmo é gasto na parte externa do solado.
3. Neutra: a pisada correta e significa que o indivíduo terá o alinhamento dos joelhos e calcanhares, logo desgastará o tênis por igual em todas as extremidades.
As formas de tratamento para corrigir os tipos de pisada incorreta são conservadoras, e consistem em realinhamento postural, dentre outros que serão prescritos por um Ortopedista alinhado com o profissional de Fisioterapia.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho