6 Dicas para Aliviar suas Dores no Joelho
27/01/2020
Sarcopenia – Saiba Mais
27/01/2020

Suplementos fazem efeito?

As formas de tratamento para a melhora das lesões na cartilagem e da Artrose têm sido um desafio cada vez maior na medicina. À medida que o tempo vai passando, pesquisadores não param de descobrir técnicas alternativas que visam aliviar os quadros de sintomas e isso envolve fisioterapia, infiltração e em alguns casos a suplementação. Mas, será que utilizar suplementos faz efeito?

A suplementação alimentar medicamentosa (a base de medicamentos) foi desenvolvida na indústria farmacêutica com o objetivo de auxiliar na regeneração da cartilagem, e apesar dos estudos científicos pouco conclusivos, os produtos (diascereina, glicosamina, condroitina e colágeno hidrolisado) seguem sendo vendidos nas drogarias.

A verdade é que em alguns casos estes suplementos fazem com que o paciente apresente taxa na melhoria de alguns sintomas e chegam até a retardar a progressão de algumas doenças degenerativas, mas por hora o seu uso deve ser mais racionalizado em alguns casos, como é o exemplo de pacientes com diabetes, pessoas com problemas gastrointestinais e síndrome do intestino irritável.
Para os que optarem por seu uso, devem entender que nunca deve ser feito de forma isolada, mas sempre associado à reabilitação e sob orientação médica.

____________________________________________
Dr Luís Cláudio Chagas – Ortopedista especialista em joelho
CRM 15714

#DrLuisClaudioChagas
#DrLuisClaudioOrtopedista

Open chat
Posso Ajudar?