Para muitas mulheres, andar sob os saltos representa cada vez mais o charme e a elegância, mas por outro lado o que elas desconhecem é que estes inofensivos calçados são responsáveis pelas dores em diversas partes do nosso corpo. O uso frequente de salto alto pode prejudicar as articulações, causar torções, fraturas e algumas deformidades, e o público feminino é bastante vulnerável devido à sua estrutura articular do joelho ser forçada para dentro, facilitando casos de Condromalácia Patelar e Artrose.
Os tipos de salto e os problemas relacionados são:
1. Salto agulha: facilita o desequilíbrio por ser extremamente fino além da área que fica apoiada no calcanhar ser muito pequena.
2. Salto de bico fino: além de causar deformidade nos dedos pelo espaço frontal ser bem restrito fazendo com que a área para os dedos se torne restrita, promove lesões nos pés, joelhos e coluna.
3. Salto plataforma: por ser um tipo que possibilita a firmeza dos pés sob o solado e o chão, ele apresenta menos riscos de desenvolvimento de lesões nos joelhos.
4. Salto Anabela: este tipo de salto a ponta do pé fica próxima do chão aumentando a sobrecarga e consequentemente aumenta a possibilidade de lesões.
Lembre-se que quanto maior for o salto, maiores são as chances de queda, desencadeamento de lesões e problemas diversos, portanto ao comprar um salto se certifique de que aquele é o menos prejudicial à saúde das suas articulações e se este for que seja utilizado ocasionalmente. Esteja atenta a qualquer sintoma anormal e caso apresente, agende uma consulta com um profissional especialista.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho