A instabilidade patelar é um problema que afeta a articulação da patela, mais conhecida como rótula do joelho, fazendo com que a mesma se desencaixe da sua posição natural.
CAUSAS:
Os pacientes que apresentam alterações anatômicas, tais como posicionamento da patela elevado, displasia da tróclea, hipermobilidade articular, membro inferior em valgo, dentre outros, são os mais propensos a desenvolver casos de instabilidade patelar.
SINTOMAS:
Os casos de luxação algumas vezes se tornam imperceptíveis, devido a patela ser capaz de sair e voltar para o local de origem em questão de segundos. Em casos agudos de luxação, as dores se tornam bastante intensas e há limitação de movimentos, já em casos em que haja a luxação da patela, faz-se necessário o procedimento para recoloca-la no seu local de origem, este procedimento denomina-se redução.
TRATAMENTO:
O tratamento é totalmente exclusivo e varia de acordo com a idade do paciente, os níveis de atividades diárias e grau de instabilidade. Variam do conservador (fisioterapia) ao cirúrgico.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho