Quem não sonha em ter aquelas pernas definidas quando se pratica musculação? Quase todo mundo, não é? Mas o que nem todos sabem, é que para obter estes resultados é preciso estar atento à prática desta modalidade de exercícios e as lesões locais, pois qualquer deslize pode prejudicar bastante a articulação do joelho. A região da perna nos exercícios de musculação dos membros inferiores fica bastante sobrecarregada, e em decorrência de tanto esforço pode apresentar problemas.
Na musculação, os casos de lesões mais comuns que afetam os joelhos são: o desgaste na cartilagem, as lesões ligamentares, as lesões nos tendões e os problemas nos meniscos.
Os exercícios que mais atingem o joelho são os agachamentos e a cadeira extensora, pois eles prensam a cartilagem, forçam os ligamentos, e podem vir a ocasionar inflamações, cortes no menisco, limitações de movimento, e até casos de degeneração evoluindo para graus de Artrose.
Portanto é de suma importância definir como estão os joelhos e o tipo de treino a ser praticado além de um acompanhamento adequado por um profissional de Educação Física para que este venha a orientar a maneira correta de execução dos exercícios, promovendo a postura adequada, e realizando movimentos que não sejam prejudiciais futuramente.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho