Ao apresentarem problemas no joelho, muitas pessoas questionam a real necessidade de passar por um procedimento cirúrgico mesmo que este seja prescrito pelo Ortopedista. Será que os medicamentos, fisioterapia, dentre outros procedimentos convencionais sendo feitos a longo prazo não resolvem?
As lesões mais comuns que acometem a região do joelho são as que afetam a cartilagem, os meniscos e o ligamento cruzado anterior (LCA). Mas cada caso é tratado de forma particular e a resposta varia muito de um paciente para outro. Vejamos as consequências de cada problema:
1. As lesões na cartilagem evoluem naturalmente para a Artrose;
2. As lesões no menisco ou meniscais tendem a aumentar à medida que o tempo passa e evolui para uma lesão na cartilagem e consequentemente em Artrose;
3. As lesões no LCA causam instabilidade articular crônica que evoluem para lesões meniscais, e aumentando com o passar do tempo, resultando em lesões na cartilagem e Artrose.
Sabemos que a Artrose é uma doença crônica, a qual não tem cura e causa danos irreversíveis na articulação, portanto diante de uma prescrição médica de uma cirurgia é importante que o paciente tenha a consciência que o método indicado pelo médico irá amenizar ou sanar o problema apresentado.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho