Daniel Alves está fora da Copa do Mundo devido a uma lesão grave no joelho, mas como esta lesão surge como ela é tratada?
O Ligamento cruzado anterior ou LCA, é um dos quatro ligamentos do joelho e sua função é mantê-lo estável evitando deslocamentos quando a articulação sofre movimentação. Quando há hiperextensão no local ou ocorrem entorses, pode se dá o seu rompimento, e este pode ser de forma completa (as duas bandas do LCA) ou parcial (uma banda do LCA).
É comum que esportistas, dentre eles jogadores de futebol, voleibolistas, lutadores de artes marciais sofram esta lesão devido aos movimentos bruscos de rotação interna da coxa com pé fixo ao chão durante deslocamentos rápidos com mudança de direção durante as atividades.
Os sintomas mais frequentes são:
1. Estalos
2. Dores e inchaços
3. Acúmulo de líquido no joelho (derrame articular)
4. Instabilidade articular
5. Falseio
6. Deslocamento da articulação
7. Alguns casos evoluem para Artrose
Os sintomas são divididos em momentâneos e crônicos e dependerão do grau da lesão do paciente.
Para que se diagnostique esta lesão é necessário exame físico criterioso por especialista em joelho, radiografias e Ressonância Nuclear Magnética.
As formas de tratamento para reparo da lesão no LCA são estudadas partindo do grau em que se encontra o rompimento e das atividades profissionais que a pessoa exerce. Quando há casos de instabilidade, o método mais indicado é o cirúrgico visando a estabilidade articular e evitando aparecimento de novas lesões associadas. O tratamento conservador ou não cirúrgico fica reservado para pacientes de baixa demanda que possuem rotura parcial do LCA que não comprometa a estabilidade do Joelho.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho