A Síndrome da dor femoropatelar é uma inflamação da cartilagem do joelho e uma disfunção entre o fêmur e a rótula, esta patologia causa um desconforto entre os dois ossos e desencadeia fortes dores. Em casos de anatomia normal, quando ocorre a flexão da articulação do joelho, a rótula desliza mais facilmente e se adapta à forma da patela, proporcionando assim um movimento mais fluido e promovendo menor atrito. Já em casos de alteração anatômica, em decorrência de casos de joelho valgo, por exemplo, a patela se desloca do seu local de origem durante o movimento de flexionar o joelho e exerce um atrito muito maior do que o que é feito em condições normais, causando assim bastante desconforto.
CAUSAS:
1. Alterações anatômicas,
2. Desgaste,
3. Sobrecarga,
4. Impactos feitos sob o joelho que causam desequilíbrio na região da patela,
5. Pé chato,
6. Pé cavo,
7. Fraqueza e perda de flexibilidade,
8. Largura excessiva da pelve (cintura larga)
SINTOMAS:
O sintoma mais comum e mais frequente é a dor no joelho, esta costuma aparecer quando o indivíduo permanece sentado por muito tempo ou quando há a flexão da articulação. Alguns casos, há inflamação nos membros inferiores, dores atrás da coxa ou do joelho, e pode-se apresentar rigidez, incapacidade de movimentação e até atrofia dos quadríceps.
TRATAMENTO:
As formas de tratamento variam das características individuais de cada paciente, podendo ser de métodos mais convencionais (gelo local, fisioterapia), até se chegar a uma cirurgia.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho