A fisioterapia desempenha um papel de extrema importância quando nos referimos à trauma-ortopédica. A intervenção de um fisioterapeuta promove a reabilitação, redução de quadro de dores, prevenção e auxilia no tratamento das alterações encontradas no sistema motor, sensitivo, muscoesqueléticos dentre outros.
Os principais objetivos da fisioterapia no tratamento ortopédico são:
1. Prevenção: adotando medidas que educam o nosso corpo a manter a postura e uma boa funcionalidade do sistema muscoesquelético.
2. Reabilitação pós-lesões: diante de uma lesão decorrente de treinos, acidentes, dentre outros, a função da fisioterapia neste aspecto é de recolocar o paciente nas suas atividades rotineiras novamente.
3. Reabilitação no pós-operatório: é inevitável passar por uma cirurgia ortopédica e não realizar sessões de fisioterapia. Diante disto, este tratamento consiste em um papel complementar na reabilitação do paciente. Auxilia na cicatrização, mantém a movimentação, evita hipotrofia e a fraqueza muscular que pode ser proveniente do tempo de imobilização.
O bom profissional de Fisioterapia faz a diferença na reabilitação adequada dos pacientes e nos resultados satisfatórios tanto em indivíduos tratados de forma conservadora (não cirúrgica) quanto nos que precisaram de cirurgia.
Drº Luis Claudio Chagas
CRM: 15714/BA | TEOT: 11179
Ortopedista Especialista em Joelho